Postado a Limpo

num registo mais calmo

sexta-feira, maio 09, 2008

Da Sebenta



Foi postado na Sebenta , em 16-11-2004, aqui com algumas alterações e acrescentos:







Um dia em 1940






A avó levantou-se cedo, como era o habitual, à hora em que o padeiro metia o pão no saco, à porta.
Dali a nada era a leiteira e precisava de estar vestida para a atender. Atiçou o lume, que de Inverno ficava sempre aceso, para aquecer um pouco a casa, que era grande e não tinha lareira; mais tarde mandaria buscar o borralho para acender o braseiro.
Precisava de ir à mercearia, comprar ¼ (125 gr.) de manteiga que a que fazia em casa com as natas de ferver o leite já estava rançosa, embora numa tigela dentro de água, como de costume. Compraria também uma penca para o cozido de Domingo, decerto a hortaliceira estava doente pois há dois dias não aparecia. Do talho apenas precisava da carne para cozer e uns bifes que deviam ser entalidos em azeite, para não se estragarem. Da “fressureira” apenas os enchidos, e talvez umas tripas enfarinhadas. Iria fazer uma estravagancia, comprar uns morangos temporões.
A água da caldeira do fogão estava bem quente para se lavar e fazer o café. Vestiu-se, penteou-se e pôs um pouco de pó de arroz. Precisava de comprar umas meias de lã, que as do ano anterior já estavam muito passajadas, uma combinação e uns lenços de assoar.
Depois das compras iria acender o ferro para passar a blusa e uma pecinhas que deixara de véspera por passar com o ferro de mão.
À tarde iria fazer uma visita à Sra. D., saber novidades e jogar o loto; levaria a neta com ela, como já era hábito. Chá e torradas seriam servidos à merenda e leite com bolachas para os meninos, no jardim. Depois do jantar, uma sopa apenas, tinha que ir ao Teatro dar uma injecção à fadista por causa da voz.
A colcha de croché que andava a fazer para a neta teria que esperar pelo dia seguinte.
Rezou o terço e deitou-se cedo, depois de por o bacalhau de molho para dali a dois dias. Tinha tido um dia muito agitado e adormecera rápido na cama de folhelho bem aquecida com a botija de água quente. ( os anos passam, mas os “cheiros” ficam…)

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial