Postado a Limpo

num registo mais calmo

sexta-feira, outubro 10, 2008

O Rio...à ida e à vinda


ficha do filme

"Bem-vindo ao Norte"
Título original:
"Bienvenue chez les Ch'tis"
Género: Com
Classificacao: M/6 FRA, 2008, Cores, 106 min.
Bom, se querem saber ri imenso, e isso é saudável.
Para ir até Lisboa, eu que vivo ao pé do Mar, preciso de coragem ou um motivo muito premente para ir até à capital do Reino...
E pukê? como pergunta o meu bisneto.
Puke nunca vou de carro, sempre de comboio e de autocarro.
Puke a poluição é grande, os ruídos e sobretudo as pessoas, que são tristes...tristes.
Poderia até sentir-me feliz por estar liberta e sem compromissos, mas não, acabo por me sentir solidária e triste, assumir o rosto daquelas mulheres sofridas, a caminho de casa, para mais uma tarefa, a janta, os filhos, quem sabe um marido bêbedo a pedir ( ou a exigir?) uma longa entrega dum corpo já cansado e sem apêlo.
Positivamente não gosto de ir a Lisboa, é caro (só em viagens são 4,50, eu que sou maior de 65) e o peso da cidade não compensa a vista do rio, que sempre meus olhos procuram à ida e à vinda.
Mas passemos adiante...o filme:
Se o forem ver não saiam antes da palavra FIM, divirtam-se tanto como os actores durante as filmagens.
De vez enquando tenho saudades do cinema francês, da velha guarda, do cinema europeu por assim dizer.
Este não me desiludiu, cumpriu a missão, dificíl, de me divertir, para mim basta, pois a tarefa é por demais árdua e inglória.
Por hoje é só, divirtam-se, façam como eu, retirem da vida os pequenos prazeres, sorriam mesmo quando a alma está imersa em maus pensamentos, expulsem-nos para lá do horizonte, pois uma coisa é certa, a alegria enche-nos de energia, a tristeza leva-a toda...
Fiquem bem!

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial